Quem somos

MUITA FRUTA é um Projeto da Cozinha Popular da Mouraria em parceria com o Colégio F3 – ULisboa e a Localsapproach, financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa.



Cozinha Popular da Mouraria

A Cozinha Popular da Mouraria tem uma forte componente de intervenção social traduzindo-se assim num verdadeiro centro de aprendizagem que tem como ambição a partilha gastronómica e cultural.

Dado que a cozinha é uma linguagem universal, com este projecto pretende-se, acima de tudo, envolver todos os recursos existentes no bairro, de forma a proporcionar um vasto encontro das cozinhas do mundo.

Um espaço para trocar ideias, divulgar culturas, cozinhar, experimentar, partilhar, reunir em familia, viajar pelo mundo e muito mais.



Localsapproach

A Associação Locals é uma organização sem fins lucrativos que pretende promover acções de Desenvolvimento Local assente em Projectos Participativos.

Um grupo multidisciplinar que pretende fomentar o desenvolvimento territorial, ambiental, paisagístico, cultural e socioeconómico sustentável – através da concretização de ideias de base local para a qualificação, dinamização e valorização das pessoas e do território nas suas múltiplas dimensões e escalas.

Pilares de intervenção:

Transformação (Regeneração) Pensar global numa visão de desenvolvimento sustentável do meio natural, da sociedade e do indivíduo, é o fundamento para a acção local, que visa minimizar problemas e melhorar os contextos na macro ou micro escala.

Conhecimento (Informação) É com base numa aprendizagem recíproca que se pretende capacitar pessoas, qualificar territórios e enriquecer processos. Conhecer práticas locais e trocar experiências em rede com outros grupos nacionais e internacionais, debater ideias, monitorizar e registar iniciativas, são acções e intenções em que a partilha é o espírito comum.

Participação (integração) Estabelecendo relações de proximidade, integrando e envolvendo as partes interessadas nos processos através do desenho da Participação, a associação pretende acrescentar valor, fortalecer, valorizar e dinamizar os locais e contextos em que intervém.



Colégio F3 – ULisboa

O Colégio F3, que integra doze das Escolas da ULisboa com atuação em ciências naturais e sociais pretende criar e traduzir conhecimento transdisciplinar nos domínios da agricultura e florestas e da alimentação, que tenha impacto na resposta a desafios societais e ambientais.

A missão do Colégio F3 é contribuir para o crescimento económico e a satisfação das necessidades humanas, em respeito pelos padrões culturais, tradições sociais e conservação dos recursos naturais, promover a ligação entre conhecimento fundamental, ciências aplicadas e soluções de engenharia para criar valor em contexto nacional e internacional, e desenvolver programas inovadores nos seus domínios de atuação.

Infraestruturas de Investigação:

  • Laboratórios de apoio à investigação e gestão integrada dos ecossistemas – clima, água, solo, recursos vivos e paisagem.
  • Centros de Conhecimento para uma bioeconomia sustentável: Intensificação sustentável dos ecossistemas agrícolas e florestais, segurança e qualidade alimentar, e biorrefinarias – produtos de valor acrescentado e energia.
  • Oferta Formativa transdisciplinar para os desafios agroalimentares e florestais.


Parcerias Informais

CIM – Centro de Inovação da Mouraria

Edições do Gosto

Junta de Freguesia de Arroios

Vida Portuguesa